Avenida Empresário José Inácio Cocentino

Ana Tersuliano
|
06/01/2026 às
15:03

Praia de Caraúbas – Maxaranguape/RN – CEP. 59.580-000

José Inácio Cocentino, também conhecido como Dedé, nasceu na cidade de Ceará-Mirim/RN em 20 de julho de 1934. Filho de João Cocentino Neto e Adelaide Barreto Cocentino, casou-se com Cilene Cocentino e não tiveram filhos.

Foi pioneiro no transporte de passageiros e cargas na rota Praia de Caraúbas – Ceará-Mirim. O empresário iniciou esse trajeto no ano de 1969, explorando esse serviço até um pouco depois do início da década de 80.

Em seu caminhão, do tipo “pau de arara” foto modelo do veiculo abaixo, realizava a rota duas vezes por semana, sendo uma viagem na quarta e outra no sábado. Às quartas-feiras realizava o deslocamento apenas para atender demandas bancárias e consultas médicas que a população tinha em Ceará-Mirim, e aos sábados levava os comerciantes e moradores do entorno da rota para esse mesmo município.

O caminhão saía da praia de Caraúbas de madrugada para chegar na feira em Ceará-Mirim às 6 horas. Já no local, os passageiros resolviam suas respectivas demandas e, ao meio-dia, o caminhão saía de Ceará-Mirim e retornava à praia de Caraúbas, onde chegava por volta das 14h30.

Além do percurso costumeiro, Dedé também fazia piquenique para lagoas e lugares diversos, levava os times de futebol para jogos em outras comunidades, fazia mudanças e, no período eleitoral, levava os eleitores para votar em localidades distintas como Barra e Ceará-Mirim.

Ele empregava pessoas da comunidade para ajudar a carregar e descarregar mercadorias do caminhão no percurso. Os produtos eram trazidos para o comerciante Cícero Machado em Caraúbas, mas também para Dom Marcolino e povoamentos que estavam nas proximidades do itinerário. Seu caminhão era da marca Ford, do tipo F4000, um utilitário leve porém robusto e versátil.

José Inácio desbravou a rota que ligava a Praia de Caraúbas à cidade de Ceará-Mirim, sendo considerado um herói em uma época de estradas de areia, barro, buracos imensos e rios e lagoas que se formavam no trajeto no período de inverno, tornando o caminho uma verdadeira saga.

Há inúmeros relatos dos esforços gigantescos de José Inácio para fazer e cumprir a rota, de maneira que a população desse trecho pudesse ser atendida. Sempre buscou prestar serviços com excelência e dedicação, fatores que contribuíram para que seu negócio se desenvolvesse. Fazia de um tudo pelo bem-estar dos passageiros. Conta-se que já parou o seu veículo durante a rota para controlar incêndio em uma mata a fim de que todos pudessem passar em segurança. Também tinha muita experiência em mecânica, o que facilitava a resolução de problemas dessa categoria.

O saudoso Luiz Bezerra de Souza, conhecido como Reis, contou que em uma madrugada José Inácio encostou o caminhão em frente à sua casa para esperar os passageiros que iriam para a feira e que, enquanto aguardava, um “objeto voador” parou em cima do caminhão, sugou toda a carga da bateria e foi embora.

Além de todas atividades que desenvolvia, José Inácio era músico quando estava de folga ficava tocando em sua casa guitarra e teclado.

A avenida empresário José Inácio Cocentino, bem como todas as ruas da Praia de Caraúbas, foram denominadas por meio de um projeto idealizado pelo historiador Ricardo Tersuliano, que contou com o apoio de várias pessoas da comunidade. O projeto foi levado à Câmara Municipal do município e apresentado, à época, ao presidente da Casa, Evânio Pedro, que o submeteu aos seus pares. Na Câmara, o projeto recebeu o nº 010/2024, em 15 de março de 2024, sendo aprovado com o apoio de todos os edis.

Em seguida, o projeto foi encaminhado à Prefeitura e sancionado pela prefeita Nira, tornando-se a Lei Ordinária nº 1035/2024, de 4 de abril de 2024, concretizando o sonho de muitos moradores de possuir um endereço oficial. Ao todo, foram denominadas três avenidas, dois largos, quarenta e quatro ruas e oito travessas.

A Praia de Caraúbas, distrito da cidade de Maxaranguape/RN, será a primeira praia do Brasil a contar com todas as placas de ruas contendo nomes de patriarcas e matriarcas das famílias nativas, além de placas com QR Code, que disponibilizam foto, biografia do homenageado e informações históricas e turísticas da cidade. A Avenida José Inácio Cocentino teve sua pavimentação totalmente concluída recentemente pela prefeita Professora Nira, pondo fim ao sofrimento causado pela péssima estrada, que afetava todos os que por ali transitavam.

José Inácio faleceu em 03 de janeiro de 2023, deixando a todos, muita saudade.

A avenida empresário José Inácio Cocentino liga a Praia de Caraúbas a BR 101, no Municipio de Maxaranguape.

As placas serão instaladas nos próximos 60 dias. Maiores informações Ricardo Tersuliano (84) 99977-1920.

Confira os documentos: Lei Municipal nº 1035.2024 – Denominação de ruas e lagos em Caraubas – Publicação (1) CamScanner 26-03-2024 12.47 (1)

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Instagran: @blogdocobra_

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *